As Pedras Amarelas, local de inegável beleza, este santuário natural situa-se no extremo do cabo de Sines (Costa do Norte), é um dos grandes exemplos do melhor que há para mostrar no nosso querido concelho. A Câmara Municipal de Sines (CMS) tem feito um grande esforço, económico e humano, para conseguir manter este espaço virgem um exemplo a seguir!
Embrenhado no coração deste nicho ecológico fica o seu ex libris, a Cascata das Pedras Amarelas, uma curiosa formação rochosa (cuja origem ainda provoca acesos debate entre os estudiosos...) de onde brota uma nascente de águas termáis com comprovadas propriedades terapêuticas e cuja influência na zona que a circunda é fácilmente notada através da observação do ecossistema único desta zona, de salientar a espécie de gaivota autóctone gaivotus merdatéópescoçus, que não se encontra em mais parte nenhuma no mundo!
Foto: Cascata das Pedras Amarelas
Mas a influência deste espaço natural não se encontra confinado às suas fronteiras geográficas, os límpidos riachos originados e provenientes da cascata vão desaguar no oceano, fornecendo importantes nutrientes às espécies marítimas circundantes, nomeadamente a apreciada Dourada de Dorso Merdeado.
foto: A Pureza Evidente dos Riachos
Se estiver interessado em saber mais visite:
ou se quiser pedir informações sobre o local: